sábado, 30 de junho de 2012

Aldeias de Portugal

13
0 1
  • Sobre Este Programa


Aldeias de Portugal
Géneros:Documentários
Informações Adicionais:
4:3
O que evoluiu e o que permaneceu no Portugal “profundo”, ao longo dos últimos sessenta anos?
Em cruzamentos ritmados, viajamos entre a (suposta) realidade para sempre captada no documentário de António Lopes Ribeiro (de 1938) e o dia-a-dia dessas mesmas aldeias, em pleno século XXI.
Em cada uma das aldeias (re) visitadas, escolhemos detalhes, aspectos particulares e um “grande tema”, que melhor permita evidenciar o que mudou e o que permaneceu. Seguimos, igualmente, a vida de “representantes” das novas e das mais velhas gerações.
Cruzam-se, assim, duas maneiras de olhar diferentes, duas gerações (muito) diferentes: jovens e “velhos”, portugueses/estrangeiros, residentes locais/turistas, etc. São eles que vão viajar por essas outras aldeias e são deles as impressões que queremos registar no nosso filme. Memórias de gente que sempre viveu na sua aldeia e visões de gente que vive na aldeia mas tem uma visão do mundo já marcada pela televisão, Internet e todas as panóplias próprias do século XXI que a ligam a todos os pontos do mundo.O que evoluiu e o que permaneceu no Portugal “profundo”, ao longo dos últimos sessenta anos? É este o ponto de partida para uma viagem a 3 aldeias finalistas do concurso “A Aldeia Mais Portuguesa”, promovido pelo Secretariado Nacional de Propaganda (SNP), em 1938.

Sem comentários:

Enviar um comentário